Área de refúgio

Áreas de refúgio consistem em plantio de milho não Bt na proporção de, pelo menos, 10% da área total de plantio de milho na propriedade rural, quando se utiliza híbrido RIBER. A área de refúgio deve estar localizada a uma distância máxima de 800 metros da lavoura com milho híbrido RIBER com a Tecnologia YieldGard® VT PRO, VT PRO2TM e Agrisure®Viptera3. As áreas de refúgio deverão ser conduzidas como qualquer área de milho não Bt, com pulverizações de inseticidas ou adoção de outros métodos de controle sempre que as populações das pragas atingirem o nível de ação, detectado por meio do monitoramento pelo MIP. Não é recomendado o uso de inseticidas formulados à base de Bt nas áreas de refúgio.

Exemplos de Configurações de áreas de refúgio

exemplos de configurações de áreas de refúgio

Área de Conveniência

Em conformidade com a Resolução Normativa nº 4 da CTN Bio, o agricultor deve manter as lavouras comerciais de milho geneticamente modificado a uma distância mínima de 100 (cem) metros das lavouras de milho convencional (não geneticamente modificado), localizadas em áreas vizinhas ou, alternativamente, de 20 (vinte) metros, desde que acrescida de bordadura com, no mínimo, 10 (dez) fileiras de plantas de milho convencional de porte e de ciclo vegetativo similar ao do milho geneticamente modificado.

área de convivência

Manejo de resistência de insetos (MRI)

A preservação e a sustentabilidade das Tecnologias YieldGard® VT PRO, VT PRO2TM e Agrisure®Viptera3 dependem do cumprimento das recomendações de Manejo de Resistência de Insetos (MRI) pelos agricultores. O plantio e a manutenção das áreas de refúgio configuram o componente principal do plano de MRI para os híbridos Riber com as Tecnologias YieldGard® VT PRO, VT PRO2TM e Agrisure®Viptera3. Assim, a equipe técnica da Riber Sementes sistematicamente promove o treinamento e a orientação de seus parceiros quanto ao uso adequado de seus híbridos com essas tecnologias no controle e na supressão da broca-do-colmo, da lagarta-do-cartucho e da lagarta-da-espiga.